mar 17 2008
O declínio de The King Of Fighters
The King Of Fighters foi um dos primeiros jogos que conheci. Uma verdadeira escola para mim. Ainda lembro da época em que eu estava aprendendo a soltar um shoryuken e só conseguia fazer quando estava de um determinado lado do ring.
KOF 94 foi a primeira versão lançada, com uma jogabilidade muito parecida com a da série Fatal Fury, e as quatro versões posteriores mantiveram a qualidade, com pequenas alterações, e todas feitas com o único intuito de melhorar a experiência do jogador.
Inovações benéficas
- KOF 95 inovou na tela de seleção: Ao contrário da versão anterior, onde só pode-se escolher um trio predefinido, é possível selecionar personagens distintos, formando seu próprio trio.
- Em KOF 96 foi incluída a defesa aérea, possibilitando defender-se de golpes durante os saltos.
- KOF 97 fez grandes avanços, incluindo um novo sistema de jogabilidade, o Advanced: A barra de poder é preenchida automaticamente, ao longo do combate, na medida em que são feitos os ataques; e os personagens estão mais rápidos. A esquiva também foi alterada: O lutador rola no chão, para frente ou para trás, se livrando dos golpes mais efetivamente. Contudo, se o jogador não gostou dessa inovação, é possível selecionar o modo Extra, usado nas versões anteriores.
- Um contra-golpe, chamado aqui na região de reversal, foi adicionado, possibilitando a reação à um golpe alheio, apertando-se os botões C e D.
- KOF 98 trouxe de volta personagens que foram eliminados ao longo dos lançamentos, como, por exemplo, Saisyu Kusanagi e Heidern, de KOF 95, e Mature e Vice, de KOF 96.
Declínio parcial

Um declínio parcial foi iniciado em KOF 97: Alguns lutadores (Iori, Leona, Chris, Shermie e Yashiro), por possuírem o sangue de Orochi, em alguns momentos apresentam-se de forma demoníaca, com os poderes amplamente aumentados (ganham mais velocidade e seus ataques passam a causar um dano bem maior).
Em termos de enredo, é muito bacana. Entretanto esse aumento nos poderes não foi feito de forma proporcional aos não-possuidores do sangue de Orochi, a diferença é muito alta. Mas esse erro é perdoável, afinal de contas, eles não estão presentes o tempo todo e só ficam disponíveis para escolha com o uso de Cheat Codes.
Declínio oficial - O início

KOF 99 é uma boa versão, mas infelizmente tem participação no início do declínio de The King Of Fighters: Desta vez as inovações não ajudaram em nada, pelo contrário, só atrapalharam:
- Ao invés de três lutadores, você escolhe quatro. Um deles fica como striker, um personagem de ajuda que interfere na luta quando é chamado pelos botões B e C (esse novo recurso conseguiu acabar com a luta limpa presente em todas as versões anteriores).
- Quando a barra de poder atinge três níveis, é possível acionar o modo Counter (A, B e C): enquanto a barra estiver cheia, o jogador pode executar os golpes especiais à vontade; ou o modo Armor (B, C e D): enquanto a barra estiver cheia, o lutador não sofre nenhum tipo de dano (em ambos os modos, o adversário é muito prejudicado, claramente ficando em desvantagem).
- O sistema de esquiva também foi alterado ridiculamente: Quando o lutador está parado, a esquiva é igual a usada no modo extra. E, quando o jogador está recuando, o lutador rapidamente dá um pulo para trás e depois outro para frente, retornando ao mesmo lugar - tornando-se vulnerável (o conceito de esquiva foi destruído, pois ao invés de livrar o lutador de golpes alheios, só serve para torná-lo mais vulnerável do que já está).
- A defesa aérea também foi extinta a partir dessa versão (não consigo enxegar um motivo sequer para isso).
Declínio oficial - fase terminal
As versões dos anos 2000 e 2001 serão poupadas nesse artigo, pois joguei pouquíssimas vezes. Então vamos pular para fase terminal desse câncer:

Em KOF 2002 a jogabilidade foi restaurada e até o striker foi retirado, e também as outras besteiras iniciadas em KOF 99. Então tudo voltou a ser como antes, certo? Errado, tudo só ficou pior. esses pontos positivos, citados no início do parágrafo, significam nada mais que a Melhora da Morte, onde é dada uma oportunidade para o doente (KOF) se despedir dos velhos conhecidos (fãs).
- Agora é possível eliminar o adversário com apenas um combo. Quando não isso, uma só sequência chega a tirar quase todo o life.
- Também tem os especiais secretos, que muitas vezes são inevitáveis, não podem ser defendidos, e tiram mais da metade do life do adversário.
Luta justa, de igual pra igual, não?
Depois dessa versão andam fazendo umas porcarias por aí que eu nem me dou ao trabalho de conhecer e me decepcionar ainda mais.
E como se isso tudo não fosse suficiente, você ainda tem que aturar a destruição de sua única esperança: Quando finalmente alguém consegue achar um fliperama que tenha alguma das versões passadas, logo elas são aprisionadas e alteradas geneticamente (os desgraçados pegam KOF 97, por exemplo, e colocam especial infinito).
Encerro com um pedido à SNK: Encerrem a série, não deixem esse câncer se desenvolver ainda mais! Queremos que esse doente vá para um lugar melhor: Para a memória dos fãs que tiveram bons momentos ao seu lado nos anos 90.
***
Esse artigo faz parte da Blogagem Inédita.
Leia outros artigos:
39 comentários
Faça seu comentário:
- Não serão publicados comentários incoerentes ou não-relacionados com o tema proposto pelo artigo.
- Os escritos em CAIXA-ALTA serão editados.

Cara, acho que realmente a SNK errou feio por alguns anos no KOF, mas o 2005 e o 2006 foram muito bons mesmo, a jogabilidade em 3d é impressionante e fiquei viciado por bastante tempo.
No final do ano passado joguei o XI, que trouxe de volta os gráficos 2d e posso dizer que é bem legal. Por fim, venho acompanhando as notícias do KOF XII e parece ser o melhor trabalho da SNK em muito tempo.
Salvador,
Como disse no artigo, a última versão que joguei foi a de 2002 e só vi um vídeo de uma versão em 3d - não gostei muito. Se um dia tiver uma oportunidade, jogarei o XI (mas não tenho muito esperança).
Abraço.
Nossa… isso que é final… mais maldoso impossível.
KOF morreu no 98 e pronto! Muitos criticam o 98 pelo fato dele ser meio spin-off, ressucitando até o pai morto mas eu to pouco me lixando pra história do jogo, o massa mesmo era a pancadaria e as disputas com os amigos.
A verdade é que a série perdeu o brilho ao mesmo tempo em que a SNK usava suas últimas forças… dae veio a Playmore e deu os golpes finais!
Parece que a SNK voltou a se reestruturar e tá prometendo um KOF’XII que pelos vídeos está sensacional e um Samurai Shodown 3D que não vai fazer feio frente ao Soul Calibur!
Só nos resta esperar!
Nunca fui ligado a KOF, mas adorei o artigo, até me interessei, haha
quando tiver a oportunidade vou jogar.
Ulisses,
Obrigado, cara.
Samuel,
Não tenho muitas esperanças em relação ao KOF XII, não - já vi uns vídeos. Também não tava sabendo desse Samurai Shodown 3D - já não basta o que fizeram com KOF?
Wagner,
Pode jogar cara, é um dos melhores jogos de luta.
@Alex Souza
Cara, eu boto fé em ambos os lançamentos. A SNK tá finalmente se recuperando e acredito que o novo KOF seja uma espécie de recomeço.
Quanto ao Samurai, eu sou fã incondicional do Samurai Shodown 2 mas acredito que essa versão 3D virá principalmente pra bater de frente com Soul Calibur, se você der uma sacada nos vídeos do Samurai Shodown 64 e desse novo… verá que é uma evolução bem legal!
Samuel,
Também sou super fã de Samurai Shodown II. Vou dar uma olhada nos vídeos, mas quase certeza de que não vou gostar - não gostei nem do III.
Só por curiosidade, tu joga com quem? Eu jogo com Ukyo Tachibana.
p.s: Caramba, vem aqui em João Pessoa, na casa do teu tio, pow, pra gente tirar um combate!
@Alex Souza
Hahahaha Meu tio chegou aqui em Fortaleza exatamente antes de ontem! Acho que vou pra João Pessoa só lá pro final do ano!
Quanto ao SS eu jogava sempre com o Galford e pra variar jogava com o Haohmaru mesmo.
Ah, é uma pena. Mas de qualquer maneira, quando vier a gente joga um combate.
Eu acredito que não só KOF como os jogos de luta em geral morreram. Jogadores dos classicos 2d como KOF, Fatal Fury e Street Fighter não costumam gostar da jogabilidade 3D.
Vamos ver se SF4 vai conseguir dar um fôlego para esse gênero, pois há muito tempo não me interesso por nenhum jogo de luta.
Falando em declínio, o ápice do lixo, em minha opinião, é aquela série Capcom X SNK !!!
Eu acho q essa decadência começou quando KOF e Street Fighter começaram a se copiar mutuamente, chegando um ponto em que não sabia mais diferenciar uma da outra. A tal Eolith-Playmore matou a série.
xbacon,
Eu não acredito que o Street Fighter IV me surpreenda em nada. Possa até ser que eles acertem, mas dúvida que consigam algo do naipe de Street Fighter II.
Realmente a Capcom vs SNK ficou muito ruim.
Tiago,
Geralmente eu não me ligo muito nas produtoras. Até procurei por aqui, mas não vi nada falando da época em que a SNK passou a se chamar SNK Playmore.
Tiago,
Acabei de encontrar uma página que fala à respeito: http://www.fighters.com.br/kofbrasil/koftalk03.htm.
O autor diz que a Playmore é muito criticada, mas não tem muito a ver com a decadência. Fala que os programadores são os mesmos que participaram da produção das primeiras versões:
“A Eolith e Playmore é constantemente bombardeada com críticas, mas o fato é que que a coisa não teria caminhado de modo muito diferente caso a SNK não tivesse ido a falência. Os programadores do jogo são essencialmente os mesmos. Basta você olhar os créditos finais em KOF 2001 e 2002. Não há um coreano sequer. As funções da tal “coreanada” são mais de administração, é claro que eles influem em algumas coisas como por exemplo a escalação injustificada de May Lee em KOF 2002 e a mudança de design de Kim, claramente beneficiado pelas decisões da Eolith.
No entanto creio que grande parte das críticas é injusta. KOF 2001 apesar de seus pecados é superior ao último KOF da SNK, o 2000. KOF 2002 ao nosso ver é a melhor edição desde 98.”.
Mas a equipe de desenvolvedores no final das contas não passam de meros peões. Quem de fato influe no resultado do jogo é o Game Designer que manda e desmanda em tudo!
Sem falar que o Game Designer deve atender às ordens da empresa. Quem já trabalhou sabe como é a situação de um gerente quando muda o supervisor…
Samuel,
É, tem razão, Samuel. No final das contas é a administração quem tem a palavra final.
Esse último Kof tá com cara de Street fighter de Rodoviária…
Eu adorava kof.
Tsu,
Eu vi alguns vídeos e também não gostei. Só vou querer dar uma olhada, quando estiver finalizada, porque vão fazer todos os desenhos à mão, talvez ao menos isso fique legal.
Discordo totalmente do comentario feito a respeito da Kof 2002.
eu considero a melhor KOF, e acho que não só eu, mais muitos consideram.
Essa kof voltou com o sistema sem striker, e possibilidade de realizar combos aumentaram muito ( o que eu acho bom ).
Esta certo que aqueles que são acustumados com as kofs dos anos 90 talvez não irão gostar da ideia dos combos, outros podem gostar, mais nem por isso é um jogo ruim, pelo contrario é um jogo muito bom.
A playmore acertou em fazer esse kof, mais concordo que a kof 2003 ficou um lixo.
Quanto a kof XI eu posso comentar nada por que eu não joguei, mais quanto a série Maximum Impact ficou boa na minha opnião.
Flow
Kyo Kusanagi,
É verdade, cara, muitas pessoas consideram a KOF 2002 como a melhor versão, principalmente os que conheceram KOF nas versões atuais.
A idéia de progredir na possibilidade de fazer os combos é muito boa. Entretanto, não souberam dosar. Para mim, o fato de ser possível eliminar o adversário com um único combo é um absurdo.
Abraço.
[...] por Alex Souza em Uncategorized Desde que eu escrevi o artigo sobre o declínio de KOF muita gente tem vindo do Google procurando por alguma versão online de KOF. Como essas visitas [...]
eu nao consegui baixar o jogo de the king of fighter por favor me ajude
blz
gosto muito desse jogo
Alex,
Esse artigo é só uma crítica da série, mas você pode baixar uma versão online de KOF em outro post: The King of Fighters: Wing.
E ai..
massa as fotos…
mais ea se melhor se dese…
pr baixa o jogo ou entao…
jogar ne..
eu tbm gostode de tekng…
vlw…
fuiz…
Igor,
Existe uma versão online e gratuita: The King of Fighters: Wing.
Eu gosto até hoje do kof94,95,96,97 ea 98
os outros kofs em diante detestei! perdi a graça de tirar uns contras porcausa da apelação que erá demais . uma vez eu joguei kof 99, entrou um desafiante e começamos á jogar não consegui jogar direito! o cara ficava chamando stryker toda hora acabei perdendo a ficha. Não foi uma luta justa porque sempre gostei de jogar estilo estrategia não ficar numa coisa só. pena que kof acabou só ficou saudades
Claudio,
Acabou nada, cara, já estão produzindo o KOF XII.
Achei a sua análise boa, menos na parte que declara que o maior sucesso da série foi o seu “ponto final”.
Um combo tira o life todo? Sim, mas na grande maioria das vezes necessita de, pelo menos, 4 barras de especial e existe uma dificuldade em executá-lo.
Você reparou que nesse kof não se FICA TONTO!? Absurdo que foi retirado, e você também não citou. Em outros KOFs o oponente ficava tonto após apanhar QUE NEM CACHORRO QUE ROUBOU O PERU DE NATAL, NA VÉSPERA! Ou seja, combo de 100% sem barra nenhuma.
E digo mais! A versão que MATOU a série foi a 2003. Com sua jogabilidade HORRENDA e sistema CorssOver IMUNDO.
Dê uma olhada: http://gamehall.uol.com.br/kofbrteam
0p3r4r10,
Isso tudo é uma questão de gosto pessoal. Eu prefiro o sistema de luta das primeiras versões, onde quase não existem combo e a porrada come solta. Já assisti algumas pessoas jogando um combate na 2002 e achei ridículo: Fica todo mundo na defensiva, por uns trinta segundos, esperando o adversário vacilar para soltar um combo infinito ou um especial secreto que tira 3/4 do life.
Acho justo o lance de ficar tonto: É normal ficar meio desorientado quando se apanha um bocado.
Mas é como disse, não existe a melhor versão. Existe a que me agrada e a que te agrada. E só.
Abraço.
@0p3r4r10
A análise do Alex foi baseado no gosto dele, então não podemos tê-la como verdade absoluta!
Se formos analisar o esquema de luta 2D de forma mais técnico, o jogo mais divertido e viciante (se você realmente souber jogar) que você vai encontrar é Street Fighter 3: Third Strike.
Sou fã de KoF e sempre achei a série bem melhor que SF em termos de jogabilidade, mas SF3TS humilha KOF em termos técnicos de luta.
Não existem os combos infinitos (que é algo totalmente injusto), existe o Parry que é um movimento que anula o ataque do oponente (semelhante ao “Just defended” do Garou:MotW) e ainda está lá a tontura maldita!
Mas, essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta!
PS: Meu KoF favorito continua sendo o ‘97
De qualquer forma, eu acho que você precisa de mais material mesmo antes de concluir sua decisão pessoal sobre a melhor versão.
A descrição de um Versus que você deu, Alex, é algo que seria ridículo em qualquer jogo, sem importar a versão.
Você dizer “todo mundo”, que entendemos como a maioria, não creio que seja algo válido, pois essa coisa de RETRANCAR A LUTA TODA é algo que eu nunca vi em minhas lutas, sinceramente.
Entendo que é algo pessoal, e não verdade absoluta como o Samuel disse, mas temos que analisar o jogo com os prós e contras, e não apenas os contras!
Se quiser, posso te passar link de duas lutas minhas, com pessoal que joga legal tbm, pra você ver o estilo de combate que eu vejo o tempo todo e em muitos lugares onde já joguei: Guarujá/SP, São Paulo/SP, Marinque/SP, São Roque/SP, Uberlândia/MG e Santiago/CHILE.
Abraço
0p3r4r10,
Na verdade eu me referi a umas pessoas daqui, que eu vi jogar. “Todo mundo” foi só uma força de expressão.
Não, acho que não precisa passar os links das lutas. Mas, de qualquer maneira, obrigado.
Abraço, cara.
Cara eu concordo plenamente com voce, pois so consigo jogar as versoes mais antigas de Kof, tenho quase todos os Kof`s mais so jogo da 94 a 98.
Realmente a snk estragou o que era perfeito, nao sei se kof vai continuar a ser lancado a cada ano, mas se for pra fazer as mesmas bobeiras que as versoes atuais apresentam, era melhor que a snk parasse de lancar a serie.
E triste mais e a realidade!!!!!!!!!!!
Everton,
Não vão mais ficar lançando anualmente. Por isso ao invés de se chamar KOF 2009 vai ser KOF XII.
Estão apostando todas as fichas nessa nova versão, mas eu, sinceramente, não levo muita fé.
São esses caras do PLUS que tão acabando com o KOF no país.
Mas então, a grande aposta deles não é tando o KOF XII, eu acho que é mais a 98UM, que parece ser a última da série.
Os versus que prometi:
Eu x M.Splinter -> http://www.youtube.com/watch?v=wl5DJmxmcns
Eu x Magrão -> http://www.youtube.com/watch?v=JwDZf4_6en0
Eu sou mais fã dos combos do jogo, eu sou um daqueles doidos que fica fazendo vídeo de combos haha
E sobre a XI, eu gostei MUITO e creio que a XII possa ser boa também ,mas vamos esperar! ^^
0p3r4r10,
Ainda não joguei nenhuma dessas novas - parei na 2002. Já vi uns vídeos da 98 UM e achei legal.
Depois dou uma olhada no vídeos. Valeu.
0p3r4r10,
Achei os vídeos bem fracos… mas bem fracos mesmo! Tudo que você faz é ficar tentando abrir espaço prum combo.
Não vejo empolgação em jogar dessa forma, esperando a oportunidade pra esmurrar os botões em uma determinada ordem. É bem mais empolgante jogar de forma mais fluida (”You have to be like the water”) e entender o estilo de batalha do outro e ter uma estratégia de ataque… ou então ficar tentando quebrar a defesa pra desferir um combo.
Você perderia a ficha rapidinho se jogasse em um arcade daqueles do centro da cidade!
0p3r4r10,
As lutas nesses vídeos são exatamente daquela forma como descrevi em algum comentário anterior. Só que ao invés dos jogadores ficarem na defensiva, partem pra cima.
Samuel,
É tudo isso que você disse. Não existe nada peculiar para ser identificado e explorado. Só queria pegar um camarada desses na 95. :)
Não creio que você tenha capacidade para prever tal acontecimento. “Desse eu ganho” ou “Desse eu perco” era o tipo de coisa que eu dizia quando era crinança então, eu só acho que algo assim é possível de se saber jogando mesmo.
Sobre o jeito que eu joguei, era pra evitar tomar combos dos meus adversários. Cada “combinho” deles tira uma energia ENORME, então contra cada adversário eu vejo o que faço. É isso!